segunda-feira, 19 de maio de 2014

CAFEÍNA

Agora tem gente que não sai do sofá sem sua cafeína (muito comum nos pré-treino), mas os resultados de estudos envolvendo sua utilização são controversos, é possível encontrar tanto melhora quanto piora, tornando difícil uma conclusão. O qu...e se sabe é que há uma grande variedade nas respostas individuais e alguns fatores que parecem influenciar são: 1) duração da atividade (benefícios nas > 60 segundos); 2) ingestão habitual (melhores resultados quem não ingere habitualmente); 3) nível de treinamento (melhor em pessoas treinadas) e 4) dosagem (efeitos a partir de 3mg/kg).

Então, vamos lá: 1) cada série de musculação normalmente dura menos de um minuto. 2) A população brasileira em geral consome bastante cafeína 3) A maior parte das pessoas que tomam não está no nível de treinamento dos participantes dos estudos. 4) A dosagem dos suplementos normalmente varia entre 35 a 140mg, o que seria insuficiente para trazer os efeitos procurados.

Além disso, não podemos subestimar os efeitos colaterais. Se ela exercer o efeito estimulante, haverá consequentemente maior sobrecarga cardiovascular, aumentando os riscos à saúde. Além disso, há a tendência à acomodação e a ingestão habitual levaria o organismo a se acostumar, gerando a necessidade de doses cada vez maiores e a dependência, o que está associado a diversos problemas cientificamente comprovados como problemas do sono, depressão, alterações no humor, etc.

A realidade é que ao analisar os treinos realizados nas academias é nítido que a maioria realiza um volume excessivo de treino. Portanto, a falta de energia e motivação provavelmente é consequência do overtraining. Para resolver o problema, seria necessário fazer modificações no planejamento e contar com a determinação e esforço individual. Mas em vez disso têm se buscado soluções mágicas, aí cria-se os viciados em pré-treino! É como costumo brincar quando me pedem conselhos: está querendo tomar algo para ir treinar... toma vergonha na cara!

(Paulo Gentil)

http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=233
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário