domingo, 27 de abril de 2014

SOBRE O PROGRAMA VIDA E SAUDE DESTA SEMANA

Eu estava treinando e minha sócia gritou "Paulo, pelo amor de Deus, olha isso!". Pensei que fosse um aluno passando mal ou uma parede desabando, mas quando vi era algo mais medonho: o programa Bem Estar, com um cara fazendo afundo e uma fra...se do tipo "sem peso para afinar a perna". Pessoal, vamos entender uma coisa, quando se fala em afinar perna está se falando em uma de duas coisas: perda de gordura ou perda de massa muscular.

A perda de gordura localizada gera um debate eterno e eu ainda tenho minhas dúvidas sobre sua existência (vou fazer um post sobre isso em um futuro incerto), mas, mesmo que ela acontecesse, seria fruto da intensidade do trabalho, que promoveria melhor irrigação sanguínea e alteração nas enzimas lipolíticas, ou seja, "sem peso" não ia ajudar porcaria nenhuma. Sobre a massa muscular, não sei de onde saiu essa história que treinos de baixa intensidade seriam para definição ou emagrecimento (também vou esclarecer isso em um futuro incerto) mas o fato é que, em termos morfológicos, ou o exercício hipertrofia o músculo ou não faz nada. Ah, pode ser que a pessoa queria perder massa muscular? Apesar disso ser um disparate, não é o exercício com cargas leves que vai resolver. Nesse caso, ou o músculo deve ser imobilizado ou colocado em overtraining, ambas possibilidades não saudáveis e não são contempladas por um exercício "sem peso".Quer emagrecer? O lance é treinar intenso mesmo, com controle da alimentação, claro!

Antes eu acreditava que os absurdos falados sobre exercício em programas como Bem Estar, Fantástico, Mais Você ou revistas como Veja, Boa Forma, Época, etc eram porque havia um ignorante, de pai, mãe e parteira, no comando. Mas hoje já penso diferente, acredito que exista um gênio por trás essas fuleragens. Um gênio que tem completo domínio do assunto e sabe exatamente o que deveria ser falado. Aí faz justamente o contrário! Isso não pode ser um acidente!!

(Paulo Gentil)
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário