quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO INTENSO X INGESTA DE PROTEINA

EXERCÍCIO INTENSO EXIGE UMA DOSE A MAIS DE PROTEÍNA


Corbis Banco de ImagensCaso queira obter massa e força muscular, você não só deverá se concentrar no levantamento de pesos, mas também, entender os efeitos do que ingere na recuperação de exercícios intensos.
O exercício, somente, não vai levar ao fortalecimento muscular, como também, não vai ajudá-lo a obter massa. Atividades de repetição são o único estímulo capaz de tornar os músculos maiores e mais enrijecidos. Quando você levanta um peso cada vez maior, seus músculos se alongam antes mesmo que comecem a se contrair. Isso rompe a fibra muscular, causando dores no dia seguinte.
O princípio do treinamento esforço-recuperação é tão intenso que você pode aumentar a massa muscular levantando pesos, mesmo que esteja sob dieta. Em um estudo, mulheres obesas, não atletas, foram instruídas a reduzir a alimentação e praticar levantamento de peso. Elas tiveram uma média de 35 libras (17.5 kg) de perda de peso em três meses, aumentando a massa muscular.
O treinamento desportivo é feito através da adoção de exercícios intensos. Em consequência, no dia seguinte, os músculos se apresentam doloridos. Em contrapartida, você poderá desenvolver exercícios mais suaves ou repousar até que a dor desapareça. O aperfeiçoamento adotado nos exercícios intensos leva ao aumento e à restauração da massa muscular, enquanto você se recupera nos dias de atividades mais amenas.
Os cientistas já sabem há muitos anos, que o processo de recuperação pode ser reduzido ingerindo-se carboidrato imediatamente após o término de uma atividade (2). Novos estudos mostram que a ingestão de certa quantidade extra de proteína no dia do treinamento fará com que sua recuperação seja ainda mais rápida, além de reduzir os danos aos músculos durante a atividade(3). Ingerir carboidrato com leucina leva a uma recuperação ainda mais eficaz(4).
A fadiga muscular crônica em atletas está associada a baixos níveis sanguíneos de aminoácidos, os facilitadores de proteínas (1). Quanto mais rápido você ingerir proteínas depois de um exercício intenso, mais rápida a recuperação. Os benefícios de ingerir proteínas logo após exercícios com pesos não se aplica apenas a atletas de elite. Um estudo da Universidade de Arkansas mostra que ingerir porções moderadas de carne ajuda pessoas mais velhas a obter massa muscular, quando elas também fazem exercícios com peso. Os músculos são primariamente feitos de componentes proteicos chamados aminoácidos, que se recuperam de um exercício intenso quando esta proteína e outros nutrientes chegam até a fibra muscular, via corrente sanguínea.
Ingerir alimentos, especialmente proteínas, imediatamente após o término dos exercícios, auxilia na rápida recuperação dos músculos. Esse estudo mostra ainda que homens entre 51 e 69 anos de idade tiveram uma recuperação mais rápida e adquiriram maior massa muscular quando passaram a ingerir carne, do que quando ingeriam apenas produtos lácticos, frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas (5).

Referências:
1) JE Donnelly, T Sharp, J Houmard, MG Carlson, JO Hill, JE Whatley, RG Israel American Journal of Clinical Nutrition OCT 1993;58(4) .
2) KJ Kingsbury, L Kay, M Hjelm. Contrasting plasma free amino acid patterns in elite athletes: association with fatigue and infection. British Journal of Sports Medicine 32: 1 (MAR 1998):25-32.
3) Nancy Rodriquez. The Journal of Nutrition July, 1999.
4) Hayward R et al. Effects of dietary protein on enzyme activity follwoiing exercise-induced muscle injury. Med Sci Sprts Exerc. March, 1999. 31(3):414-420.
5) WW Campbell, ML Barton, D CyrCampbell, SL Davey, JL Beard, G Parise, WJ Evans. Effects of an omnivorous diet compared with a lactoovovegetarian diet on resistance-training-induced changes in body composition and skeletal muscle in older men. American Journal of Clinical Nutrition, 1999, Vol 70, Iss 6, pp 1032-1039.

Nenhum comentário:

Postar um comentário