sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CONSIDERAÇÕES BASICAS SOBRE LESÕES MUSCULARES

CONSIDERAÇÕES SOBRE LESÕES MUSCULARES

            A massa muscular corresponde a aproximadamente 40% do nosso peso corporal e tem grande variação de tamanho e forma; por exemplo , um dos músculos da coxa chamado sartório mede cerca de 61cm, já um músculo pequeno da orelha, o estapédio, mede cerca de 3mm. As lesões musculares poderão ser leves requerendo apenas parada momentânea dos exercícios ou graves onde a intervenção médica e fisioterápica se fará necessária.
            Basicamente as lesões musculares nos atletas podem ser divididas em dor muscular induzida pelo exercício,cãibras, contusão muscular e estiramento muscular. Quando ficamos um longo período sem atividade física e retornamos aos exercícios, podem ocorrer dores musculares que se iniciam de 1 a 2 dias após a atividade. A esta  alteração damos o nome de dor muscular induzida pelo exercício ou dor muscular tardia, que é diferente do desconforto muscular que apresentamos logo após a sessão de exercício e tem como causa o acúmulo de ácido lático na musculatura. Cãibras são contrações espasmódicas e dolorosas do músculo, podendo ocorrer tanto durante o esforço físico quanto com o indivíduo em repouso ou até mesmo dormindo. Sua causa pode ser uma alteração hidroeletrolítica do sódio, cálcio e magnésio no nosso organismo e fadiga muscular. Como exemplo temos o indivíduo que faz exercícios intensos em local fechado ou sob o sol em dias quentes e tem a sudorese aumentada, facilitando a alteração hidroeletrolítica e a fadiga muscular.
            Nas situações onde praticamos esporte coletivo ou quando sofremos uma queda, a pancada recebida diretamente na musculatura é chamada de  contusão muscular.geralmente causa equimose(pequeno sangramento interno) ou hematoma(grande sangramento interno). A melhora da dor e recuperação do músculo ocorre espontaneamente nas contusões leves, a utilização do gelo e de um antiflamatório tópico no momento e nas horas subsequentes ao trauma, ajuda a abreviar o processo.
            O estiramento muscular é uma lesão bastante frequente nos atletas que forçam sua musculatura ao limite extremo. O estiramento é uma ruptura das fibras musculares ocorrendo após um alongamento excessivo ou a uma brusca contração muscular. Esta lesão poderá ser parcial com ruptura de apenas algumas fibras ou completa com secção total do musculo acometido . o tratamento constará de antiflamatórios não hormonais , gelo(crioterapia) , parada  nas atividades que forcem a musculatura lesionada,fisioterapia ou até cirurgia reparadora.
           
Fonte : João Carvalho Neto , ortopedista e traumatologista
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário