Porque envelhecemos e morremos?
.
É possível retardar a velhice ou mesmo alcançar a imortalidade?
.
Questões como essas ocuparam grande parte da carreira do biólogo molecular indiano Venki Ramakrishnan, de 71 anos.
.
Em 2009, ele recebeu o Prémio Nobel de Química pela sua investigação sobre ribossomos, a estrutura celular responsável pela produção de proteínas, que são as moléculas que tornam possível a vida de todos os organismos.
.
Ramakrishnan é autor do livro Why We Die: The New Science of Aging and The Quest for Immortality (em tradução livre , “Por que Morremos: A Nova Ciência do Envelhecimento e a Busca pela Imortalidade“), que será publicado em março.
.
Na entrevista publicada no www.bbcbrasil.com, Ramakrishnan destaca que “vivemos uma vida sedentária em relação aos nossos antepassados, que eram agricultores, caçadores, trabalhadores manuais“. Além disso, muitas vezes subestimamos a importância do sono, fundamental nos processos de reparação do nosso corpo. “Pôr em prática essas dicas antigas, ajuda-nos a manter a massa muscular, regular a função mitocondrial, a pressão arterial, o stress e a reduzir o risco de demência“, diz o biólogo, “O problema é que nem sempre é fácil segui-las. Às vezes, as pessoas preferem apenas tomar uma pílula e viver suas vidas da maneira que desejam. Essa é a parte que temos que superar“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário