sexta-feira, 31 de maio de 2024

TREINO DE POTÊNCIA PARA IDOSOS

 Os riscos de quedas estão intimamente ligados á falta de força e potência muscular (izquierdo,2013 e Casas-Herrero,2013).

Sendo que a potência diminui em ritmo mais rápido que a força(Izquierdo,1999), em especial nas mulheres (Caserotti,2001).

Assim , devemos ter atenção especial a este detalhe e buscar não confundir falta de potência com falta de equilíbrio, pois falta de potência é a causa da falta de equilíbrio e não o contrário.

Estudo de Campillo (2014), analisou o efeito do treinamento executado de forma rápida e lenta e os resultados mostram que ambos os treinamentos são eficazes para melhorar a capacidade funcional , o desempenho muscular e qualidade de vida em idosos, mas o programa de potência muscular (alta velocidade) induziu a maiores ganhos de força e capacidade funcional.

Portanto , realizar treinamentos de potência e treinamento de força em velocidades mais rápidas ( claro que quando possível ) , parece fundamental para melhorarmos a qualidade de vida , independência e equilíbrio das pessoas mais velhas.

FONTE: High-speed resistance training is more effective than low-speed resistance training to increase functional capacity and muscle performance in older women, Randomized controlled trial,Ramirez-Campillo R, et al.exp Gerontology 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário