CONTATO (51)991455400........................................................ MAIL E MSN: treinador.xuxa@hotmail.com ...................................
sexta-feira, 31 de maio de 2024
POUCA FORÇA E MASSA MUSCULAR SE RELACIONAM COM MORTE PREMATURA
PESSOAS QUE SE EXERCITAM SÃO MENOS PROPENSAS A DEPRESSÃO
TREINO DE POTÊNCIA PARA IDOSOS
Os riscos de quedas estão intimamente ligados á falta de força e potência muscular (izquierdo,2013 e Casas-Herrero,2013).
Sendo que a potência diminui em ritmo mais rápido que a força(Izquierdo,1999), em especial nas mulheres (Caserotti,2001).
Assim , devemos ter atenção especial a este detalhe e buscar não confundir falta de potência com falta de equilíbrio, pois falta de potência é a causa da falta de equilíbrio e não o contrário.
Estudo de Campillo (2014), analisou o efeito do treinamento executado de forma rápida e lenta e os resultados mostram que ambos os treinamentos são eficazes para melhorar a capacidade funcional , o desempenho muscular e qualidade de vida em idosos, mas o programa de potência muscular (alta velocidade) induziu a maiores ganhos de força e capacidade funcional.
Portanto , realizar treinamentos de potência e treinamento de força em velocidades mais rápidas ( claro que quando possível ) , parece fundamental para melhorarmos a qualidade de vida , independência e equilíbrio das pessoas mais velhas.
FONTE: High-speed resistance training is more effective than low-speed resistance training to increase functional capacity and muscle performance in older women, Randomized controlled trial,Ramirez-Campillo R, et al.exp Gerontology 2014.
quinta-feira, 23 de maio de 2024
AO ENVELHECER , TER MÚSCULOS PODE SER MAIS IMPORTANTE QUE EMAGRECER
ATIVIDADE FÍSICA PODE ALTERAR (PARA O BEM ) CÉLULAS DE DIVERSOS ÓRGÃOS
ESTUDO CONFIRMA QUE BONS HÁBITOS LEVAM A LONGEVIDADE
sexta-feira, 17 de maio de 2024
MUSCULAÇÃO É MAIS EFICIENTE QUE AERÓBIO PARA QUALIDADE DO SONO
MUSCULAÇÃO MELHORA ECONOMIA DE MOVIMENTO NA CORRIDA
REDUÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA ESTA ASSOCIADO A DECLÍNIO COGNITIVO
EXERCÍCIO E DOR LOMBAR
sexta-feira, 3 de maio de 2024
ESTUDO AVALIOU O IMPACTO DO ENVELHECIMENTO NA QUALIDADE MUSCULAR DE PESSOAS QUE FAZEM OU NÃO ATIVIDAE FÍSICA
Estudo de St-Jean-Pelletier (2017), avaliou o impacto do envelhecimento na qualidade muscular, conteúdo mitocondrial e gordura intramuscular de pessoas que faziam ou NÃO atividade física.
.
Foram analisados jovens (20-30 anos); meia-idade ativos e sedentários (50-65 anos); adultos mais velhos ativos e sedentários (65 + anos) e idosos pré-frágeis (65 + anos).
.
Os resultados mostraram que apenas os idosos sedentários (frágeis ou não) apresentaram menor proporção de fibra tipo II, menor conteúdo mitocondrial (independentemente do tipo de fibra) e maior quantidade de gordura intramuscular.
.
Indicando que o exercício provoca um efeito protetor no músculo, onde idosos ativos conseguem ter a mesma qualidade muscular que jovens e adultos de meia idade.
.
Fonte: The impact of ageing, physical activity, and pre-frailty on skeletal muscle phenotype, mitochondrial content, and intramyocellular lipids in men, St-Jean-Pelletier et al. 2017.