sexta-feira, 10 de agosto de 2018

AEROBIO EM JEJUM

Atendendo a pedidos, segue mais um texto sobre aeróbio em jejum (AEJ). Só para esclarecer uns pontos, fazer AEJ, de acordo com pesquisas leva a um aumento do g...asto de gordura de 0 a 5g (deem uma olhada no meu livro de Emagrecimento)! Isso mesmo, você passa um tempão sem comer e corre o risco de passar mal pra queimar menos que uma gota de azeite, na melhor das hipóteses! Para piorar, o exercício feito em jejum pode atrapalhar o metabolismo por várias horas após seu término, pois o corpo lutaria para se prevenir dessa eventual agressão e tentaria repor e preservar suas reservas energéticas.
Em 2011, o grupo de Antonio Paoli (que estará aqui em outubro, no Simpósio Internacional do Rio - www.SimposioRJ.com.br), analisou as diferenças no metabolismo de homens treinados entre tomar o café da manhã antes ou após o exercício aeróbio (36 minutos a 65% do VO2máx). E não era qualquer café da manhã, e sim um café mediterrâneo com 673 kcal (25% proteína, 22% de carboidratos e 53% de gordura). Os resultados mostraram que após 12 horas, quem fazia exercício em jejum tinha menor gasto calórico total e menor utilização de gordura. Pior ainda, as diferenças permaneciam evidentes após 24 horas, indicando que fazer o exercício em jejum pode até gastar uma quantidade ínfima de gordura durante a realização, mas, por outro lado, interfere negativamente no metabolismo ao longo do dia!
Ah, mas tem gente mostrando resultados incríveis com aeróbio em jejum? Sim, mas aí tem junto as drogas que aumentam tem o metabolismo além dos bons e velhos esteroides anabolizantes. Com essa trapaça, que ninguém mostra, o metabolismo vai se manter o alto e não se corre o risco de se colocar em um estado muito catabólico para o músculo. No entanto, se for para encher o rabo de veneno, nem precisaria de AEJ, né?
O que seria bom, então? Uma boa dieta e um bom programa de exercícios intensos, como treino intervalo e musculação!
(Paulo Gentil)
Paoli A, Marcolin G, Zonin F, Neri M, Sivieri A, Pacelli QF. Exercising fasting or fed to enhance fat loss? Influence of food intake on respiratory ratio and excess postexercise oxygen consumption after a bout of endurance training. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2011 Feb;21(1):48-54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário