quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PORQUE CONTROLAR A VELOCIDADE?

Paulo Gentil
Montar um programa de musculação é como montar um quebra-cabeças. As peças devem se encaixar perfeitamente para que se produza o resultado desejado. E uma peça ...que pouca gente encaixa é a velocidade.
Imagine duas pessoas fazendo 10 repetições. Uma delas é apressada e faz o mais rápido que consegue. A outra é zen e vai fazer tudo beeeem lentamente. E aí? Será que todo mundo fez a mesma coisa? Com certeza não! Em meu livro de Hipertrofia explico isso com detalhes, mas vou tentar resumir. O natural, quando queremos nos livrar logo do sofrimento, é fazer os movimentos o mais rápido possível, pois isso nos permite acabar logo, além permitir fazer mais repetições para uma mesma carga ou pegar mais carga para as mesmas repetições. Mas seu músculo não sabe contar e nem enxerga o peso. Portanto, muitas vezes o modo e o tempo em que ele passa trabalhando pode ser mais importante que a quantidade de repetições ou peso. No geral, a especulação é que um bom estímulo de hipertrofia deva durar mais de 20 segundos.
Vamos imaginar uma série de panturrilha, com 12 repetições. Como essa disgrama arde bagaria, normalmente o pessoal faz o movimento rápido e a série terminaria em 10 segundos, ou menos. Será que seus músculos acharão que é mais importante ser rápido ou “grande”? Agora, imagine que você adotou a velocidade 2020 (2 segundos para descer e 2 segundos para subir). Apesar de ter feito as mesmas repetições e a carga ter sido mais leve, você passou 48 segundos trabalhando esse músculo! Como resultado, seus músculos entenderão que é preciso aumentar a área para suportar melhor essa tensão, entende? Então comece a pensar nisso!
Perceba que não estou dizendo que movimentos com menos de 20 segundos trarão zero hipertrofia, apenas estou alertando para a importância de se controlar adequadamente as variáveis do seu treino. Obviamente que há espaço para movimentos rápidos em seus treinos, no entanto, você terá que ajustar as demais variáveis para que isso faça coerência dentro do seu objetivo. Mais informações sobre isso, no meu livro de Hipertrofia (peçam pelo livropaulogentil@gmail.com) e nos cursos que ministrarei em Recife (17/09 - arrudabq@hotmail.com / cleydsonutricionista@gmail.com) e Nova Friburgo (24/09 - www.muster.net.br).
(Paulo Gentil)
Gentil P. Bases científicas do treinamento de hipertrofia. Charleston, Create Space, 2014. (disponível pelo email livropaulogentil@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário