sexta-feira, 2 de setembro de 2016

E AGORA?

Paulo Gentil

Diversões sedentárias, espaços urbanos limitados, criminalidade... são diversos os componentes que levam nossos jovens à inatividade e, consequentemente, baixa ...aptidão física. Isso resulta em diversos problemas de saúde, como a síndrome metabólica, (obesidade abdominal, pressão alta, dislipidemias e alterações na glicemia).
Nesse sentido, Fraser et al. (2016) mediram a aptidão muscular (força, potência e resistência) de crianças e adolescentes e verificaram que uma alta aptidão muscular nessa fase resultava em menor risco de síndrome metabólica na idade adulta, independente da capacidade cardiorrespiratória e, apesar da associação enfraquecer, ela ainda permanecia evidente quando corrigida pela circunferência de cintura!! Alguém pode pensar que a criança teve esses benefícios porque se manteve ativa quando adulta. Então os autores ajustaram a associação pela aptidão na idade adulta e verificaram que mesmo assim havia favorecimento. Ou seja, uma criança/adolescente com boa aptidão neuromuscular tem menores riscos de desenvolver síndrome metabólica mesmo que ela tenha baixa aptidão cardiorrespiratória, alta gordura abdominal e não mantenha esses níveis altos durante toda a vida! Então imagina o quanto seria bom se ela tivesse peso controlado, alta capacidade cardiorrespiratória, e mantivesse a aptidão muscular durante toda vida?! A melhor parte é que, para conseguir tudo isso, não é necessário fazer dezenas de atividades, pois as abordagens atuais mostram que podemos alcançar tais desfechos em diversos tipos atividades de alta intensidade e curta duração.
Sei que esse tipo de informação não dá Ibope, mas acredito que o objetivo mais nobre e indiscutível do exercício é a melhoria da saúde e da longevidade, portanto, pense em usar seus conhecimentos para melhorar a vida das pessoas e não apenas suas aparências. Para quem está interessado em se aprofundar no tema, convido para o curso “Tópicos avançados em musculação: mulheres, crianças e idosos” que ocorrerá em Porto Alegre (03/09 - www.c2fit.com.br), Salvador (1/10 - hiitcursos@outlook.com) e Belo Horizonte (9/10 - www.LFCeventos.com.br).
(Paulo Gentil)
Fraser BJ, Huynh QL, Schmidt MD, Dwyer T, Venn AJ, Magnussen CG. Childhood Muscular Fitness Phenotypes and Adult Metabolic Syndrome. Med Sci Sports Exerc. 2016 Sep;48(9):1715-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário