sexta-feira, 26 de setembro de 2025

EXERCÍCIO E SAÚDE MENTAL OU DEPRESSÃO

Até o momento, não há uma conclusão que implique um único mecanismo ou grupo de mecanismos que estabeleça a relação do exercício com o humor.
🔬Existem várias hipóteses fisiológicas e bioquímicas para explicar a melhora que o exercício traz, como por exemplo a hipótese da endorfina.
Rotinas de exercícios e atividade física também proporcionam uma distração de pensamentos negativos. O aspecto social do exercício também pode beneficiar pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e/ou estresse. 🫂🤝
Para adolescentes, os benefícios são os mesmos: capacidade de melhorar o bem-estar subjetivo, a autoestima, o bem-estar físico e mental, a ansiedade, o estilo de vida, a inteligência emocional, o humor depressivo e a percepção de confiança.
Estudos que não implementaram um programa de exercícios adequado com melhorias na aptidão física dos adolescentes não mostraram alterações nas variáveis ​​psicológicas.
😌 Praticar a escuta atenta, caso a caso, e entender as necessidades de cada um é essencial. O melhor exercício é aquele que dá resultados, mas acima de tudo que tem aderência, e isso irá variar. ✅
É evidente que o exercício pode melhorar o bem-estar mental e é uma opção viável como prevenção ou complementar para melhores resultados de saúde mental.
Post de @pietra.rc
____________________________________
- Mikkelsen, Kathleen, et al. “Exercise and mental health.” Maturitas 106 (2017): 48-56.
- ⁠Ruiz-Ranz, Eva, and Iván Asín-Izquierdo. “Physical activity, exercise, and mental health of healthy adolescents: A review of the last 5​ years.” Sports Medicine and Health Science 7.3 (2025): 161-172.

Nenhum comentário:

Postar um comentário