“Treinamento funcional” é um dos termos mais mal utilizados na área do exercício e treinamento físico. Artigo recém publicado (2025), que é o consenso com alguns dos principais cientistas do esporte do mundo, ajuda a esclarecer o conceito.
.
Várias formas de levantamento de pesos – incluindo a musculação – proporcionará melhorias funcionais substanciais para a maioria dos indivíduos.
.
À medida que seus objetivos funcionais se tornam mais específicos (atletas de alto rendimento por exemplo), a abordagem do treinamento deve ser mais específica, para otimizar a transferência para o esporte.
.
Ao CONTRÁRIO da crença popular, realizar exercícios instáveis ou em superfícies instáveis, NÃO necessariamente torna o exercício mais “funcional” e, em alguns casos, pode até DIMINUIR a transferência do treinamento para um determinado objetivo funcional.
.
Sendo assim, analise com calma e bom senso as necessidades do indivíduo, na maioria das vezes menos é mais.
.
Fonte: International consensus on the definition of functional training: Modified e-Delphi method, Hugo V. Pereira a,b, Diogo S. Teixeira a,b, James Fisher, Steven J. Fleckd, Eric Helmsef, Bernardo N. Ide 9, Mikel Izquierdo, Anders Nedergaard, Stuart Philips, Ronei S. Pintok, Daniel L. Plotkin, Anthony N. Turner, Brad Shoenfeld.
Nenhum comentário:
Postar um comentário