sexta-feira, 26 de setembro de 2025

EXERCÍCIO E CÂNCER DE ESTOMAGO

Estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise em 2021 analisou dados de mais de 600 mil adultos nos Estados Unidos e revelou que dedicar cerca de cinco horas por semana à prática de exercícios físicos pode reduzir em até 21% o risco de desenvolver câncer de estômago. A pesquisa mostrou que a atividade física regular tem um efeito protetor significativo, destacando a importância de hábitos saudáveis ​​na prevenção da doença.
Além do câncer de estômago, a falta de exercícios está associada a um risco maior de outros tipos de câncer, como os de cólon, mama e bexiga. A prática regular de atividade física contribui para manter o peso corporal saudável, melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico, fatores essenciais para reduzir a probabilidade de desenvolver câncer. O estudo também estimou que, se uma parte da população adotasse a prática de 45 minutos de caminhada rápida por dia, cerca de 46 mil casos de câncer poderiam ser evitados anualmente nos Estados Unidos.
Embora a pesquisa tenha sido realizada naquele país, seus achados têm relevância global, mostrando que a inclusão de exercícios na rotina semanal é uma estratégia eficaz de prevenção primária contra o câncer


Nenhum comentário:

Postar um comentário