sexta-feira, 17 de novembro de 2023

EXERCÍCIO VS CÂNCER

 Muitas vezes negligenciamos a importância da aptidão física quando jovens. Talvez por acreditarmos que ela só fará falta quando envelhecermos. No entanto, os danos que o baixo condicionamento físico causam à saúde se acumulam e podem refletir em problemas sérios, várias décadas adiante. Por exemplo, aumentando a probabilidade de se desenvolver vários tipos de câncer!

Isso foi confirmado por pesquisadores suecos, que acompanharam 1.078.000 homens por uma média de 33 anos (Onerup et al. 2023)! Os jovens entre 16-25 anos foram avaliados para a aptidão cardiorrespiratória em um teste na bicicleta. De acordo com os resultados, jovens que se saíam mal no teste tinha maior risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, sistema gastrointestinal (esôfago, estomago, pâncreas, fígado, cólon e reto) e rins, dentre outros. Em alguns casos, como câncer de esôfago e fígado, os jovens com maior capacidade cardiorrespiratória chegavam a ter 40% menos risco de desenvolver o problema.
No artigo, os autores reforçam que os achados indicam que devemos esforços de saúde pública buscando prevenir câncer deveria focar em exercícios físicos de intensidade suficiente para aumentar a aptidão cardiorrespiratória. Olha que interessante! Mais uma evidência forte que precisamos adotar bons hábitos, se quisermos viver mais e melhor!
Aproveito e deixo o convite para assistir as aulas sobre Câncer no Nerdflix, pois lá eu abordo o uso do exercício em várias fases, desde a prevenção até sua aplicação em pessoas que estão passando por quimio e radioterapia. Imperdível!
Doi: 10.1136/bjsports-2022-106617

Nenhum comentário:

Postar um comentário