sexta-feira, 26 de julho de 2024

ATIVIDADE FÍSICA PODE ALTERAR , PARA O BEM , CÉLULAS DE TODOS OS ÓRGÃOS

Embora já se saiba que a atividade física é um dos fatores-chave para prevenção de doenças crônicas e mortalidade precoce, os efeitos dos exercícios nas células são muito mais complexos do que se imaginava.
.
Estudo publicado na revista Nature por cientistas do Consórcio de Transdutores Moleculares de Atividade Física (MoTrPAC), mostra que a prática estimula alterações celulares e moleculares em 19 órgãos analisados.
.
O estudo faz parte de uma iniciativa com objetivo de mapear os efeitos da atividade física no organismo para que, no futuro, as informações sejam usadas para a saúde humana.
.
Por enquanto, as pesquisas são realizadas em ratos, monitorados em laboratório enquanto são submetidos a diversos exercícios.
.
A equipe, que inclui cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts, da Universidade de Harvard e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, entre outros, avaliou os efeitos das atividades físicas em diversos órgãos, incluindo cérebro, coração e pulmões. Em todos os tecidos treinados, ocorreram mudanças que ajudaram o sistema imunológico, responderam ao estresse celular e controlaram inflamações associadas a doenças diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário