sexta-feira, 9 de setembro de 2022

EXERCÍCIO INTENSO PREVINE PERDA DE AUDIÇÃO

 Pessoal, eu já estou conhecido como o cara que acha exercício físico é a melhor coisa do Mundo! Mais ainda, sou conhecido como o cara que diz isso e sempre tem um estudo para citar! Agora arrumei mais uma coisa: perda de audição!

.
A perda de audição é um problema que afeta homens e mulheres em diferentes faixas etárias. As estimativas da Organização Mundial de Saúde são que o problema afete cerca de 500 milhões de pessoa ao redor do Mundo. Análises prévias mostraram atividade física melhora sensibilidade auditiva e um estudo recente de pesquisadores japoneses trouxe mais elementos para a questão.
.
Kawakami et al. (2022) avaliaram 27537 japoneses de 20 a 80 anos ao longo de 6-7 anos, com análises de audição e padrões de atividade física e verificaram que pessoas com altos níveis de atividade física possuem 13% menos risco de ter perdas auditivas. Se a pessoa tivesse altos níveis de atividade vigorosa, o risco de perdas auditivas caía mais ainda: 23%. Além disso, a quantidade de atividade física foi inversamente relacionada ao desenvolvimento de perda de audição de frequências altas. Apesar de os mecanismos não estarem esclarecidos, os autores sugerem que possa haver relação com controle de inflamação, radicais livres e melhoras na circulação.
.
Sério, galera! Mesmo estudando esse negócio há mais de 20 anos, ainda me surpreendo com os benefícios do exercício!!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Kawakami R, Sawada SS, Kato K, Gando Y, Momma H, Oike H, Miyachi M, Lee IM, Tashiro M, Horikawa C, Ishiguro H, Matsubayashi Y, Fujihara K, Sone H. Leisure-time physical activity and incidence of objectively assessed hearing loss: The Niigata Wellness Study. Scand J Med Sci Sports. 2022 Feb;32(2):435-445. doi: 10.1111/sms.14089. Epub 2021 Nov 5. PMID: 34706108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário