A atividade física é a intervenção mais eficaz para promover saúde cerebral e longevidade, com benefícios cientificamente comprovados para o aumento do volume cerebral, aprimoramento da memória e redução do risco de doenças neurodegenerativas. Mesmo atividades moderadas, como a caminhada, exercem um impacto profundo na estrutura e função do cérebro.
Evidências científicas demonstram os benefícios da caminhada para o cérebro:
4.000 passos por dia estão associados a um aumento mensurável na substância cinzenta e branca do cérebro, indicando melhora na conectividade neuronal e proteção contra a degeneração cognitiva.

Indivíduos menos ativos que passaram a caminhar cerca de 3 horas diárias apresentaram um aumento médio de 11 anos na expectativa de vida.
A caminhada é uma intervenção acessível, não farmacológica e altamente eficaz para preservar a cognição, reduzir o risco de doenças neurodegenerativas e promover a longevidade.
Incorporar esse hábito na rotina diária pode representar um dos investimentos mais valiosos para a saúde do cérebro e do corpo ao longo da vida.
REFERÊNCIA: (doi: 10.1136/bjsports-2024-108125).
Nenhum comentário:
Postar um comentário