sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

MUSCULAÇÃO E AERÓBIO SÃO A MELHOR ESTRATÉGIA PARA GANHO DE MASSA ÓSSEA E PERDA DE GORDURA EM MULHERES PÓS MENOPAUSA

O declínio na densidade mineral óssea (DMO) representa uma preocupação significativa para mulheres na pós-menopausa com obesidade.
.
Recente estudo Cheng (2024), teve como objetivo avaliar o efeito de várias intervenções de exercícios na DMO e na saúde geral em mulheres pós-menopausa com obesidade.
.
Revisamos 11 estudos e nossas descobertas mostram que o exercício aeróbico tem um efeito protetor LEVE na DMO e pode reduzir a massa gorda. Notavelmente, quando combinado com MUSCULAÇÃO, não apenas melhora a redução do tecido adiposo, como também potencializa a proteção para a DMO.
.
Portanto, programas de exercícios personalizados que integram treinamento aeróbico e musculação são cruciais para sustentar a saúde geral, melhorar a perda de gordura e a densidade óssea nessa população.
.
SIGA, COMPARTILHE, CURTA E MARQUE QUEM POSSA SE INTERESSAR PELO ASSUNTO
Fonte: Effect of aerobic exercise on bone health in postmenopausal women with obesity: Balancing benefits with caloric restriction and resistance exercise, Cheng et al. 2024.

EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM A TRATAR, PREVENIR E RECUPERAR O CÂNCER

Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), ressalta a importância das atividades físicas para prevenção e controle de câncer em comunicado divulgado na última semana. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, além de contribuírem para o bem-estar, a qualidade de vida, a socialização, a ampliação de autonomia e a participação social. A prática regular de exercícios, segundo recomenda o Inca, pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. O estímulo à atividade física, no entanto, não deve partir apenas dos pacientes. Para o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Fábio Carvalho, a inovação da divulgação é justamente enfatizar o que a literatura científica traz em relação ao potencial da atividade física para a saúde em geral, não só relacionada ao câncer. Com a divulgação, o documento ajuda a desmistificar o senso comum de que o repouso é a melhor estratégia para pacientes oncológicos.