quarta-feira, 28 de maio de 2025

DOIS ANOS DE EXERCÍCIO PODEM REVERTER ALGUNS DANOS CARDIACOS RELACIONADOS A IDADE EM ADULTOS

Novo estudo revelou que a prática regular de exercícios pode reverter danos causados por um estilo de vida sedentário e pelo envelhecimento do coração - desde que iniciada antes dos 65 anos.
.
Pesquisadores descobriram que treinar de quatro a cinco vezes por semana melhora significativamente a função cardíaca, aumentando a absorção de oxigênio em 18% e recuperando a elasticidade do coração em 25%.
.
O programa, realizado ao longo de dois anos, combinava sessões de intensidade moderada, treinos intervalados de alta intensidade e musculação. Os participantes que seguiram esse plano estruturado apresentaram melhorias cardiovasculares expressivas, em comparação com um grupo de controle que praticava apenas ioga e exercícios de equilíbrio.
.
Dr. Benjamin Levine, pesquisador principal e diretor do Instituto de Exercício e Medicina Ambiental, destacou que o exercício físico deve ser tratado com a mesma importância que a higiene diária. O estudo mostra que o envelhecimento sedentário torna o ventrículo esquerdo do coração mais rígido, prejudicando sua capacidade de bombear sangue eficientemente, o que pode levar à insuficiência cardíaca. No entanto, treinos aeróbicos e de força feitos com regularidade durante a meia- idade podem restaurar a elasticidade do coração.
.
Publicado na revista Circulation, o estudo reforça que manter-se ativo é uma ferramenta poderosa para preservar a saúde do coração e evitar a deterioração cardíaca relacionada à idade. Exercitar-se corretamente pode, de fato, reverter os danos ao coração.


MUSCULAÇÃO REDUZ RISCO DE ALZHEIMER EM IDOSOS

Estudo da Universidade de Harvard aponta que idosos que praticam musculação regularmente têm menor risco de desenvolver Alzheimer e outros tipos de demência. A atividade fortalece o corpo, melhora a circulação no cérebro e estimula substâncias que protegem as funções cognitivas.
Especialistas recomendam treinos de força pelo menos duas vezes por semana, sempre com orientação profissional. Além de fortalecer os músculos, a musculação pode ser uma aliada poderosa da saúde mental na terceira idade.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

MUSCULAÇÃO PODE SER MAIS EFICIENTE QUE AERÓBIO NA PERDA DE GORDURA E CONTROLE DA GLICEMIA

Estudo publicado no jornal científico Diabetologia, mostra que a musculação pode ser mais eficiente para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue do que os exercícios cardiorrespiratórios.
.
Os voluntários que fizeram treinos de força tiveram aumento de massa magra e apresentaram melhores índices de controle do açúcar no sangue. Os que se concentraram em treinos de cardio não tiveram aumento de massa magra e tiveram resultados inferiores relacionados ao controle de açúcar no sangue. Os autores reforçaram que os exercícios de cardio são importantes e continuam sendo necessários, mas os efeitos metabólicos dos exercícios de musculação são mais consistentes.
.
Fonte: Strength training is more effective than aerobic exercise for improving glycaemic control and body composition in people with normal-weight type 2 diabetes: a randomised controlled trial, Kobayashi et al. Diabetologia. 2023.