Um artigo, publicado por Edwards et al. em 2023, analisou 270 estudos com 15.827 participantes e nos forneceu dados importantíssimos sobre os efeitos dos exercícios na pressão.



O QUE JÁ SE SABE?
O papel do treinamento físico como uma intervenção anti-hipertensiva não farmacológica eficaz está geralmente bem estabelecido.
O treinamento físico aeróbico tradicional continua sendo a abordagem de exercício recomendada principalmente para o tratamento da pressão alta.
As atuais diretrizes de exercícios para o controle da pressão arterial baseiam-se em grande parte em dados mais antigos, exigindo uma análise atualizada com a inclusão de mais modos de exercício novos, incluindo treinamento intervalado de alta intensidade e treinamento de exercícios isométricos.
QUAIS SÃO AS NOVAS DESCOBERTAS?
Esta revisão sistemática em grande escala e meta-análise em rede de 270 ensaios clínicos randomizados demonstra as práticas ideais de prescrição de exercícios no manejo da pressão arterial em repouso.
O treinamento físico aeróbico, o treinamento de resistência dinâmica, o treinamento combinado, o treinamento intervalado de alta intensidade e o treinamento isométrico são todos significativamente eficazes na redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso. No geral, o treinamento físico isométrico é o modo mais eficaz na redução da pressão arterial sistólica e diastólica.







