O exercício é “vício do bem”, pois libera substâncias psicoativas que podem produzir efeitos que se aproximam de drogas lícitas e ilícitas o que, pode ajudar muito no combate aos vícios do mal!





CONTATO (51)991455400........................................................ MAIL E MSN: treinador.xuxa@hotmail.com ...................................
O exercício é “vício do bem”, pois libera substâncias psicoativas que podem produzir efeitos que se aproximam de drogas lícitas e ilícitas o que, pode ajudar muito no combate aos vícios do mal!
Quem assina o Nerdflix ou leu meu livro “Bases científicas do treinamento de hipertrofia” deve lembrar a carga deve variar em seus treinos de acordo com sua capacidade.
As mudanças nos hábitos alimentares não costumam ser fáceis, especialmente as mais radicais. É comum vermos pessoas adotarem intervenções extremas, como reduzir drasticamente a quantidade de calorias, mas não conseguir mantê-las por muito tempo. Pensando nisso, talvez fosse melhor adotar mudanças graduais, cortando as calorias aos poucos até chegar à restrição desejada. Mas será que isso daria os mesmos resultados das mudanças radicais?
Antes, era comum vermos grávidas com medo de se exercitar, pois acreditavam que o exercício poderia prejudicar o feto. No entanto, a Ciência vem consistentemente demostrando que o exercício tem efeitos importantes para mãe e bebê. No caso da mãe, temos prevenção de depressão, diabetes gestacional, diástase, dores musculoesqueléticas, melhoras circulatórias etc. O bebê tem com melhoras no humor, controle de peso, estresse oxidativo, metabolismo de glicose, circulação, sistema nervoso central e outros. Quem se interessar, por favor, confere as aulas sobre gestantes no @nerdflix_br .
Já sabemos que o exercício é um excelente remédio para depressão. Conforme explico nas aulas sobre o tema no @nerdflix_br, há estudos mostrando que os efeitos do exercício são iguais aos dos fármacos! E várias informações têm surgido sobre as melhores formas de se exercitar. Nesse sentido, o estudo de Yu et al. (2023) selecionou adultos de meia-idade e idosos com depressão (tempo médio de diagnóstico maior que 7 anos) e colocou para fazer 150min/semana de atividade moderada ou 75min de atividade intensa, ambas 3 vezes por semana durante 12 semanas.
Exercício é vacina e remédio contra praticamente todas as doenças comuns! Desde problemas cardiometabólicos e câncer, até gripes e problemas respiratórios.
As roupas
De vez em quando vemos uma turma descalça na academia, o que já é bizarro! Mas eu já vi coisas mais “avançadas”, como o pessoal descalço enrolando toalhas com os pés ou tentando “agarrar” o chão com os dedos. As alegações são que isso trabalhe o arco plantar ou fortaleça os flexores dos dedos dos pés.
Uma das coisas que mais me impressionou ao ser pai foi o tanto que a molecada NÃO joga futebol, em comparação com a minha geração. Não sei se foi por ter crescido em locais mais humildes, por não ter diversões eletrônicas ou por vivermos uma geração de craques, jogar bola era nossa vida!
O controle do apetite é algo muito difícil e delicado. Muitas vezes temos compulsões ou passamos por situações que nos levam a comer além do necessário ou buscar alimentos que não são saudáveis. Isso pode prejudicar muito nossa saúde e nossa estética. A musculação, no entanto, pode ser uma grande aliada nesse processo.